segunda-feira, 25 de abril de 2016

O por que do estágio supervisionado na formação do professor de matemática

   Fui ao colégio EM José Cláudio de Araújo, colher alguns dados sobre o professor do qual irei assistir suas aulas, uma pessoa muito simpática, que estar disposta a ajudar todo mundo.
Prof. Adriano Fernandes de Brito e Wesley Martins

CURRÍCULO DO PROFESSOR

Dados pessoais
Nome: Adriano Fernandes de Brito
Sexo: Masculino         Idade: 38                  Estado Civil: Casado
Cidade: Mucambo     Endereço: Rua Francisco Magalhães, Nº.75
E-mail: adrianofb78@hotmail.com

Formação Acadêmica
Instituição: Universidade Estadual Vale do Acaraú
Cidade:  Sobral
Curso:  Matemática
Conclusão do curso: 2003

Cursos Extracurriculares
Nome do curso: Especialização em Ensino de Matemática
Instituição: Universidade Estadual Vale do Acaraú
Período:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ 2008 – 2009                       Carga horária: 360


ENTREVISTA COM O PROFESSOR DA CLASSE

1.     Que fatores você considera preponderante no planejamento de suas aulas?
- Diagnóstico das turmas;
- Escolha de uma linguagem simples e clara para facilitar a transposição didática;
- Aplicação de avaliação contínua, mais formativa que somativa.

2.      Que métodos de ensino você mais utiliza?
- Aulas expositivas, seja por fala, demonstrações, exibição de vídeos e outros;
- Estudo cooperativo em equipes;
- Pesquisa.
 
3.      Por que você escolheu esta carreira?
- Gosto de matemática, gosto de explicar matemática, gosto de ver e conviver com os jovens.

4.      O que você acha sobre as disciplinas de Estagio Supervisionado? É importante?
- Importantíssima. Há um grande desafio nas Universidades: formar bons professores. Nesse sentido o Estágio Supervisionado faz grande diferença na preparação dos futuros professores.

5.      Você acha que muito estagio pode atrapalhar o aluno (estagiário)?
- Não no meu entendimento, quanto mais prática, mais perfeição.

6.      Que dica você daria para quem está cursando Licenciatura em Matemática?
- Aprender matemática com profundidade, mais sem esquecer o olhar didático e pedagógico sobre os conteúdos que serão ensinados na sala de aula.

Um comentário:

  1. Caro Wesley. Boa entrevista. No entanto, lembre-se de que quando estiver digitando a postagem, existe um campo específico para o título. Faltou isso. Sugiro, também, uma revisão ortográfica antes da publicação dos textos.

    ResponderExcluir