Hoje
venho aqui para agradecer a todos pelo apoio dado durante esse Estágio
Supervisionado II. Irei comentar o que achei das atividades aplicadas, o que
tenho a acrescentar que poderia ter sido aplicado durante o estágio e avaliar o
meu desempenho.
Quando
iniciamos o estágio, o professor Márcio Nascimento apresentou o cronograma que
iria seguir durante o período de estudo, logo pensei comigo: “- tem coisas ai
que não vai acrescentar nada para nós, pra quê ele colocar isso”. Mais no
decorrer desse estágio vi que meu pensamento estava errado, pois as atividades
propostas por ele eram fundamentais na formação de um professor, pois um
professor tem que estar preparado para todos os tipos de situações dentro de
sala de aula.
A
primeira atividade foi reconhecer a escola que eu ia estagiar. Onde fui muito
bem recebido pela Diretora Antônia Natália Paiva Tudes, me forneceu dados
importantes para o meu estágio, e me levou para conhecer o professor Adriano
Fernandes Brito que foi o supervisor durante o meu estágio, uma pessoa
maravilhosa e que se disponibilizou a me ajudar no que fosse preciso. Por um
período tive que trocar de escola visto que a Escola José Cláudio de Araújo
entrou em greve.
A
prova do que foi dito no segundo parágrafo foram às atividades: Realização de
enquetes/pesquisa, trabalho em áudio e em vídeo, que acrescentou muito para
mim, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, foi uma experiência incrível.
Na primeira atividade citada, pude observar que os alunos têm opiniões
diferentes, mas com a mesma ideologia. Inclusive queria deixar o meu
agradecimento aos alunos do 9º ano “A” do Centro Educacional Deputado Manoel
Rodrigues por me ajudarem nessa enquete e a professora Maria Alcântara por
ceder a sua aula para a realização da mesma.
Esse
fato de trabalhar com áudio e vídeo enriqueceu muito para minha pratica
pedagógica futura, onde proporcionará ampliação de meus conhecimentos como
discente e docente futuramente, pois a tecnologia na sala de aula chama mais a
atenção dos alunos do que os antigos métodos educativos do quadro-giz. Nas
atividades de participação ativa dos alunos, podemos ter certeza se é realmente
o que queremos para a nossa vida profissional, com essa convivência direta com
os alunos é que vamos adquirindo experiência em sala de aula e, com isso temos
certeza da escolha que foi feita.
Tanto
o blog, quanto o seminário serviram como troca de experiência e conhecimento
entre os alunos que estava cursando essa disciplina de Estágio Supervisionado
II, onde cada um traz seu ponto de vista sobre cada atividade realizada nesse
estágio. E após o seminário tínhamos que fazer um artigo sobre o mesmo tema.
Sendo que foi uma experiência gratificante, trazendo novas expectativas para o
sucesso dos trabalhos a serem realizados.
Esse estágio de uma
maneira geral me enriqueceu muito para minha futura pratica pedagógica, embora
na realização de algumas atividades não tendo atingido o nível satisfatório,
mas vejo que me sai bem, pois obtive o sucesso desejado.
Com
estas atividades propostas e realizadas ganhamos novos conhecimentos, novas
praticas de ensino e diferentes pontos de vistas sobre a vida escolar dos
alunos e dos professores. No entanto ainda falta maior preparação dos alunos
(Estagiários) na sua participação ativa em sala de aula, pois muitos deles
nunca atuaram como docente, com isso é um desafio muito grande que enriquecera
os futuros profissionais da educação.
Boas colocações, Wesley. Com certeza você foi um dos que apresentou maior evolução ao longo da disciplina. Parabéns e que você siga alimentando este blog, e convidando seus alunos a acompanhar.
ResponderExcluir